A pandemia do Novo Coronavírus trouxe grandes preocupações para os investidores em nível mundial. A pergunta a que mais tenho respondido nesse atual cenário é: Como estão os Fundos Imobiliários na crise? Por isso, resolvi escrever este artigo para que você entenda como esse ativo se comporta em meio a tanta incerteza e passar a minha experiência para você! Confira!
Se você, assim como eu, está acompanhando o mercado, notou que tanto as ações quanto os fundos imobiliários estão oscilando muito! Mas isso está acontecendo com todo o mercado de investimentos, que está instável, e com os FIIs não seria diferente…
A primeira coisa a ser notar é que o IFIX (índice composto pelos FIIs mais negociados), como já era de se esperar, tem volatilidade menor do que o Ibovespa (ações mais negociadas na bolsa). Enquanto o Ibovespa sofreu uma queda de 41,26%, no período de 23/01 a 04/04, o IFIX teve queda de 22,52%. É bastante diferença!
Isso acontece porque a volatilidade dos fundos imobiliários é muito menor do que a das ações. É claro que, analisando no dia a dia, há vezes em que o IFIX fecha em queda e o Ibovespa em alta. Mas, no geral, eu digo que os FIIs podem ser uma opção mais conservadora para os mais ousados e uma opção mais ousada para os conservadores!
Os FIIs não vão quebrar!
Muitos investidores, ao ver a queda dos preços dos fundos imobiliários, estão com medo de perder dinheiro com os FIIs e estão especulando se eles podem quebrar.
É óbvio que o setor imobiliário sofre com esta crise, as pessoas compram menos, os preços diminuem, aumenta a inadimplência etc. E ainda temos um agravante que nunca tínhamos vivido antes: a quarentena, que fez com que as pessoas ficassem em casa e alguns estabelecimentos fossem fechados.
Mas vamos pensar friamente! Mesmo que a renda que o fundo recebe todos os meses acabe, o patrimônio do fundo ainda está lá. Por isso, os FIIs não vão quebrar!
Os dividendos são o real impacto nos FIIs!
Muitos Fundos Imobiliários já anunciaram que não irão pagar os dividendos nos próximos meses. Então, alguns aluguéis não vão chegar o FII, impactando no rendimento mensal daquele fundo. Com isso, alguns Fundos Imobiliários podem zerar o rendimento mensal e os investidores, portanto, não vão receber.
A verdade é que depende do fundo! Há aqueles que vão diminuir os dividendos pagos e outros podem continuar o pagamento normalmente.
Para os especialistas, este é um cenário natural, já que todos os setores da economia estão sendo afetados de diferentes maneiras, e exige compreensão e negociação por parte dos gestores.
Vale comentar que a maioria dos FIIs possui uma boa reserva de caixa e consegue sobreviver à crise! E, mais uma vez, afirmo que o patrimônio do fundo continua lá: os imóveis têm seu valor mesmo sem ter a renda mensal.
Os fundos que mais sofrem durante uma crise econômica são aqueles em que há participação na receita do imóvel e, por outro lado, sofrem menos aqueles que não possuem participação na receita. Os FOFs, funds, ou fundos de fundos, também sofrem menos impacto pela diversificação na carteira.
Quem estava pensando em começar a investir em FIIs agora, pensando no curto prazo para receber estes dividendos, aconselho aguardar, pois não é uma boa opção no momento. O futuro é incerto, mas sabemos que, aos poucos, a situação será normalizada e os dividendos mensais voltarão a ser pagos.